Ganho de peso e gordura visceral - Dra Gabriela Furlin
“Sabemos que muitas pessoas estão com seus exames de rotina atrasados, durante esse período de pandemia, seja por cancelamento de consultas, exames, ou mesmo pelo receio de frequentar hospitais e clínicas, o que é perfeitamente compreensível. No entanto, os serviços de saúde têm priorizado os protocolos sanitários, mantendo a segurança dos pacientes e dos seus profissionais. O caso é que estamos há mais de um ano na pandemia, e o atraso na busca dos cuidados médicos, vemos na prática um aumento de casos mais complicados em determinadas patologias. Desde quadros inflamatórios e infecciosos, até atraso no diagnóstico e manejo de casos de câncer. Isso pode gerar consequências com as quais teremos que lidar por um bom tempo.
Dentro da rotina diária de exames de imagem, destaco uma patologia que é a gordura no fígado, um grande problema de saúde pública. A prevalência mundial está em cerca de 25% da população, um índice provavelmente subestimado. Hoje, a gordura no fígado é a principal causa de cirrose e de transplante hepático no mundo. Muitas vezes, vem associada a outras doenças, como neoplasias, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2. São doenças que gostam de andar junto com a gordura no fígado.
Nesse ano de pandemia, muitos pacientes relataram ganho de peso. E numa população que já estava com sobrepeso, esse ganho adicional é muito preocupante. Por isso ressalto os cuidados que devemos ter com nossa alimentação e hábitos de vida. Um cuidado que devemos ter sempre, mas especialmente nesse período de pandemia. Priorizando comida de verdade, comer mais alimentos naturais, evitar produtos industrializados. Movimentar-se, evitar o sedentarismo. Mesmo em casa, procure se movimentar. Então, comer melhor e não ficar parado. Estar atento aos problemas de saúde, ao ganho de peso, a doenças crônicas, a doenças silenciosas como a diabetes, pressão alta e gordura no fígado.
As consultas online facilitaram muito as consultas médicas e nutricionais, então aproveite essa ferramenta. E se o profissional que lhe atende julgar necessário o controle por meio de exames de imagem, nós da Radimagem estamos disponíveis, com todos os devidos cuidados de segurança em saúde. Cuide-se e vamos em frente!”