(51) 2125-0505
(51) 2125-0505
Av. Cristóvão Colombo, 1691 - Floresta, Porto Alegre - RS
Segunda a sexta

Para efetuar um pré-agendamento preencha seus dados. Nossos atendentes entrarão em contato.

Blog Mulher&Saúde

Efeitos do Covid-19 no coração, com a Dra Siglia Schirmer - Corrente pela Saúde Radimagem

“Olá, sou a médica Siglia Schirmer, cardiologista e ecocardiografista na Radimagem, e vamos abordar as alterações causadas pela Covid-19 no sistema cardiovascular. Por ser uma doença ainda relativamente nova, estamos em fase de aprendizado, muitas pesquisas estão sendo feitas, mas vamos fazer um breve resumo do que já sabemos sobre os efeitos no coração. Sabemos que a Covid-19 tem três fases: a primeira gera grande infecção viral e vai depender da capacidade de resposta do sistema imunológico controlar essa fase. Se não conseguir controlar, vai para a fase 2, que já desencadeia um processo inflamatório que vai atingir basicamente, e mais frequentemente, o pulmão. Se também não tiver controle, vai atingir a fase 3, onde existe um intenso processo inflamatório no qual praticamente todos os órgãos e tecidos serão afetados, inclusive o coração. É uma fase em que as consequências são graves, podendo levar a óbito.
Então, o que sabemos até agora é que o coração passa a ser atingido a partir desse processo inflamatório intenso, que pode vir a atingir o músculo cardíaco, desencadeando as miocardites. Também existem relatos de que, devido a essa intensa resposta inflamatória, pode haver um comprometimento da parte circulatória do coração, onde pequenos trombos ou placas podem ser formados, levando até a oclusão de coronárias, levanto até a infartos. Porém os estudos ainda estão acontecendo, e não temos ainda uma estatística em relação a isso.
Em relação específica ao coração, as miocardites podem afetar o músculo cardíaco, desencadeando arritmias. Também pode haver aumento no tamanho do coração, e redução de suas funções, mas geralmente essas alterações são detectadas em nível hospitalar. Porém temos que estar atento a elas.
No meio do diagnóstico por imagem temos observado as pericardites, isto é, acúmulo de líquido no pericárdio, que tem sintomas como cansaço, dor no peito, palpitações. Porém, como já falamos, é uma doença nova, estamos aprendendo a respeito dela, então a melhor maneira é: se você já teve Covid-19, procure seu médico e faça um acompanhamento, com o objetivo de prevenir, ou minimizar, essas sequelas da doença”.


Voltar

Buscar

Histórico