Dra Louise Torres fala sobre Esteatose Hepática
“Hoje vou falar brevemente sobre a doença hepática gordurosa não alcóolica, mais conhecida como esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado. É um tema muito importante atualmente, devido à sua alta prevalência, já atingindo em torno de 30% da população da América do Sul.
A estimativa é que esse índice aumente, juntamente com a epidemia global de sedentarismo, obesidade e diabete mellitus. A esteatose hepática é muito mais do que aquela gordurinha no fígado. É considerada um problema de saúde pública, e pode levar, inclusive, ao desenvolvimento de cirrose e de câncer de fígado.
Em relação às causas do desenvolvimento da esteatose, as principais são: obesidade, colesterol alto, sedentarismo e diabetes. Em relação ao diagnóstico, a ultrassonografia abdominal é considerada o principal método na abordagem inicial, e permite tanto o diagnóstico quanto o estadiamento da esteatose em três níveis: leve, moderada e acentuada.
Em relação ao tratamento, os principais pilares são: a perda de peso, atividade física e mudança de hábitos alimentares. Esses novos hábitos são capazes de reverter a gordura no fígado e evitar sua progressão."